Personalidade
Perspectivas sobre a história da personalidade
Há duas teorias em relação à personalidade: * Teoria Psicanalítica * Teoria Humanista
A Perspectiva Psicanalítica
Foi defendido por Sigmund Freud, o psicólogo mais famoso da história. Inventor da Psicanálise, que buscava compreender o inconsciente humano.
Primeiramente usou hipnose para tentar desvendar o inconsciente humano, mas posteriormente começou a utilizar a técnica de associação livre.
Comparava a mente humana com um iceberg onde haviam e partes:
* Consciente * Pré-Consciente * Inconsciente
No inconsciente se encontram os sonhos desejos mais íntimos e lembranças daquilo que não estamos conscientes. É a parte de baixo do iceberg. Muito maior e desconhecida.
Para Freud nada era acidental. Ele achava que podia evidenciar o inconsciente através de sonhos. Para ele, nos sonhos ficam os nossos pensamentos e desejos censurados de quem sonha.
Estrutura da personalidade
De acordo com Freud, a personalidade humana origina-se a partir de um conflito entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca de prazer e as restrições sociais que foram impostas contra eles. Ele achava que a nossa personalidade se originava nos nossos esforços de resolver esses conflitos internos entre prazer e restrições. Existem três sistemas interagentes que participam deste conflito: * ID * EGO * SUPEREGO
O Id está relacionado ao princípio do prazer, o superego critica os desejos do id e tenta reprimir esses desejos e o ego está relacionado ao princípio da realidade. O ego estabelece um acordo entre os dois extremos.
Desenvolvimento da personalidade
Freud acreditava que a personalidade se formava na infância. Ele criou uma teoria que chamou de fases psicossexuais .
Fase oral (0-18 meses) - Prazer na boca.
Fase Anal