personalidade
CURSO DE PSICOLOGIA PERÍODO: 2013.2
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
DOCENTE: PRISCILLA ARAÚJO
ANA PATRÍCIA SANTOS DIAS
IKARO ETTORE NASCIMENTO MOURA
NEDILVA BEZERRA DE ARAÚJO
TEORIA PSICANALÍTICA DE FREUD
Natal setembro / 2013
Introdução e Contexto
Quando a psicologia, uma ciência recém-nascida, se consolidou na Alemanha lá pelo século XIX, acreditava-se que a mente humana era dividada em partes, e só estudando as partes poderia se compreender o todo. Pouco tempo depois, outras vertentes se opuseram a tal conceito ultrapassado, surgindo assim outros objetos de estudo da psicologia. Entre tais opositores, podemos citar Freud, que acreditava que nossa mente é baseada em movimentos conscientes e inconscientes, e através de seus longos estudos desenvolveu o que pode ser considerada a primeira teoria abrangente da personalidade.
História Pessoal
Freud sempre teve um interesse pessoal na área da ciência, mas como naquela época a área científica não era muito viável economicamente, Freud se tornou médico, mas, mesmo assim, encontrava tempo para suas pesquisas. Freud se especializou na cura de transtornos nervosos e para melhorar suas habilidades, passou um ano com o psiquiatra renomado Charcot, o qual usava o método da hipnose para tratar de seus pacientes. Freud não achou que a hipnose fosse um método muito eficaz, e então substituiu tal método por outro que se baseava na cura pela fala, desenvolvido por Breuer. A separação desses dois se deu ao fato de Freud acreditar que a histeria se devia a fatores sexuais, enquanto Breuer não compartilhava da mesma ideia.
Freud então começou a trabalhar praticamente sozinho na publicação de seus livros e teorias, que chamaram a atenção de vários médicos e cientistas de todo o mundo, o que o fez ganhar posteriormente alguns discípulos.
A estrutura da personalidade
São três sistemas que trabalham juntos para a construção de