Personalidade psicologica
1. Descrever a perspectiva social - cognitiva.
A perspectiva social – cognitiva, ressalta a interação de pessoas e o que elas vivenciam, onde ressaltam que grande parte do comportamento humano ou é condicionado ou observado pela moldagem do comportamento de outras pessoas enfatizando o meio ambiente, interagindo o interpretar dos eventos externos e respondendo a eles conforme nossos esquemas ou memórias e nossas expectativas influenciadas por nossos padrões de comportamento.
1.1. Fatores cognitivos/ comportamentais/ fatores ambientais.
A perspectiva social cognitiva consiste na aprendizagem básica ou buscando como modelo o comportamento de outras pessoas. Isto é, o conteúdo total organizado de idéias de um dado indivíduo.
2. Influências recíprocas: determinismo recíproco.
Determinismo recíproco, segundo Brandura (1986) é o comportamento seguido dos fatores internos e as influências ambientais onde agem determinantemente interligados: fatores cognitivos (pensamentos e sentimentos sobre atividades arriscadas) fatores ambientais (amigos que praticam Bunge-jump) e comportamento (aprender a praticar Bunge-jump), ou melhor, a perspectiva social – cognitiva sugere que o caráter é a adaptada pela recíproca entre fatores cognitivos/ pessoa, pelo meio ambiente e pelos próprios comportamentos.
3. Os três meios específicos nos quais os indivíduos e ambiente interagem.
(1). Pessoas diferentes escolhem ambientes diferentes: Tudo que fazemos ou agimos segue o modo vivido pelo ambiente que nos cercam, onde a alternativa de escolha do ambiente se adapta a ele. (2). Nossa personalidade molda a maneira como interpretamos o evento e reagimos a ele: A reação das pessoas ansiosas decore devido a hábito com situações de graves ameaças trazendo como conseqüência uma visão do mundo ameaçador reagindo conforme a situação imposta.
(3). Nossa personalidade ajuda a criar situações as quais reagimos. A maneira que reagimos (vemos e tratamos), as