Persas
A agricultura ocupou o primeiro lugar entre as atividades econômicas dos persas. Cultivaram grandes variedades de frutos, cereais e flores.
Na industria, fabricavam tecidos de luxo, jóias, armas, mosaicos esmaltados, móveis finos.
O comércio persa estendeu-se por terra, até a Fenícia, Egito e Índia. Por mar, pelo Golfo Pérsico e mares da Índia, reduzindo-se as operações ao intercâmbio com produtos naturais e manufaturados.
A administração central do Império Persa não estabeleceu uma política econômica uniforme para seus vastos domínios. Cada região conquistada continuou exercendo suas atividades costumeiras,embora a unidade política imposta pelo império e a construção de grandes estradas servissem como incentivoao maior intercâmbio comercial entre as diferentes regiões.
os persas praticavam diversas atividades que são realizadas até hoje. Entre elas destacam-se a mineração de pedras preciosas e metais, metalurgia, agricultura, artesanato, pesca, entre outros. Além disso, construíram estradas de pedra, eram excelentes comerciantes e criaram o dário, moeda corrente no enorme território dos persas.
Inicialmente, a principal atividade econômica dos persas era a agricultura, onde os camponeses pagavam tributos em espécie para os nobres, e também para o Estado.
O Império Persa acumulou muitas riquezas. Durante o governo de Dario, foi criada uma moeda-padrão, o dárico, isso aliado a uma rede de estradas bem conservadas, serviu de estímulo para o comércio no império. O crescimento do comércio também incentivou o artesanato, destacando os tecelões persas, que são conhecidos pela confecção de tapetes requintados e de boa qualidade.
6. Economia e sociedade
Baseava-se na agropecuária, com irrigação pela água das montanhas, na criação de gado e na exploração de minérios. A moeda era o dárico, cunhada em ouro, que estimulou o comércio e consequentemente o artesanato.
Com a formação do império, o comércio passou a ser uma atividade importante, dando