peroxido de hidrogenio
O entendimento das propriedades do peróxido de hidrogênio é de grande importância para a manipulação segura deste reagente. A fórmula molecular é caracterizada por H₂O₂ (oxigênio e água), conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido incolor a temperatura ambiente, com sabor amargo.
O peróxido de hidrogênio é utilizado na esterilização de materiais termossensíveis, instrumentos e utensílios empacotados ou não, vidros, seringas, e aparelhos. O processo de esterilização é executado em ambiente seco, a baixa temperatura e com pressão sempre inferior a pressão atmosférica.
A combinação de plasma e vapor de peróxido de hidrogênio constitui a baixa temperatura, rapidez na esterilização e não deixar resíduos tóxicos. Peróxido de hidrogênio é bactericida, viruscida, tuberculiscida, esporocida e fungicida.
O ciclo de esterilização consiste na injeção de vapor de peróxido de hidrogênio na câmara de tratamento e emissão de microondas, resultando num plasma com radicais livres que desnaturam proteínas microbianas, levando à morte celular. A duração do ciclo de esterilização dependerá do tipo de equipamento utilizado. Os equipamentos com tamanho da câmera menor apresentarão ciclos curtos.
Abaixo apresenta-se um quadro com as características das diversas etapas do processo de esterilização por peróxido de hidrogênio:
O QUE
COMO
POR QUE
Lavagem, enxágue e secagem
Limpeza adequada com enzimático, desincrustaste, lubrificante e secagem rigorosa.
A umidade interfere no processo de vácuo e a presença de matéria orgânica inibe o contato do material com o agente esterilizante.
Embalagem
Invólucros permeáveis de polipropileno ou Tyvek.
Permitir contato com o H2O2 e permitir manipulação segura do material.
Acondicionamento no STERRAD para esterilização
Disposição dos pacotes no interior da câmara em bandejas próprias rasas.
Proporcionar homogeneidade de ação do agente esterilizante em todos os itens.
Primeira