Permutadores
Trocadores de calor e tubos de condensadores são partes vitais de muitos sistemas de energia. Caldeiras, aquecimentos de casa e ar-condicionado e muitas outras aplicações para a troca de calor usam estas peças. Um tubo de condensador resfria líquido ou gases, sendo seu efeito o oposto de trocadores de calor. Estes equipamentos, no entanto, são muito similares na composição de seus materiais. Engenheiros e designers determinaram quais são os melhores metais para se usar nestes dispositivos.
Ligas de cobre
O cobre é normalmente usado em sua forma pura, mas também pode ser combinado com outros metais para produzir uma enorme variedade de ligas. Cada elemento adicionado ao cobre permite obter ligas com diferentes características tais como: maior dureza, resistência à corrosão, resistência mecânica, usinabilidade ou até para obter uma cor especial para combinar com certas aplicações.
Ligas de cobre transferem bem calor, mas cobre puro é um metal macio, propenso a entortar e se deformar. Por esta razão, outros metais são acrescentados, tornando-o mais firme. O tipo de liga de cobre usada depende do fluido do equipamento. Por exemplo, para água marinha, uma liga chamada CuSn7Zn2Ni5 é usada. Isto significa que o metal é predominantemente cobre, 7% estanho, 2 %zinco e 5 % níquel. A desvantagem do cobre está na sua resistência à corrosão, tornando-o inapropriado para fluidos altamente corrosivos, como água muito ácida.
Entre os cobres ligados de alta resistência mecânica encontra-se o cobre-arsênio desoxidado com fósforo (Cu-As DHP). O cobre-arsênio contém arsênio em teores de 0,013 a 0,050 %, que tanto pode ser adicionado intencionalmente como estar presente como impureza proveniente da matéria-prima. A presença do arsênio favorece o aumento da resistência mecânica em temperaturas elevadas, como também aumenta a resistência à corrosão em determinados ambientes. É utilizado na construção química, para a fabricação de