Permeabilidade membrana Plasmática
Campus de Ciências Agrárias - Araras
Relatório Técnico de Aula Prática
Extração de betacianina da beterraba para estudo da permeabilidade da membrana plasmática
Caroline de Freitas
Gabriela Carolina M. Oliveira
Maria Eduarda Stochi Conchesqui
Silas Couto
Araras, 2013
1. Objetivo
Analisar, observar e registrar o comportamento das amostras por via do método de extração do pigmento betacianina, por diversidade de solventes, a variação da permeabilidade da membrana plasmática e fazer-se de uma relação entre os fenômenos observados e as exposições teóricas da disciplina de Biologia Celular referentes às membranas plasmáticas e suas propriedades.
2. Introdução
Uma das condições mais importantes para a manutenção da vida em nível celular é a manutenção da diferença de gradientes iônicos entre os meios intra e extracelular. Além disso, moléculas essenciais ao funcionamento da célula, como a glicose e aminoácidos, precisam frequentemente ser transportadas ativamente para o interior da célula. Daí resulta a necessidade de haver um mecanismo de permeabilidade seletiva na membrana plasmática, através do qual a célula e suas organelas possam estabelecer certo grau de controle sobre fatores como Ph e concentração de certas substâncias necessárias ao funcionamento apropriado do metabolismo.
Entre os mecanismos mais importantes de transporte de substância através da membrana, é importante mencionar difusão, osmose, transporte ativo mediado por proteínas e endocitose (Coelho e Moreira, 2001).
O transporte por difusão consiste na abertura da parece celular para o transporte passivo de substâncias por pressão osmótica. O processo é passivo porque
“A difusão é um processo espontâneo que aumenta a desordem ou entropia (…). Se existir um gradiente de concentração no sistema, o movimento individual dos solutos causa um movimento