permeabilidade dos solos
A permeabilidade dos solos diz respeito a capacidade que o solo possui para escoar água por ele. Praticamente todos os solos possuem essa propriedade.
É necessário conhecer bem essa propriedade na área de engenharia, já que para construções deve-se calcular estimativas da vazão de percolação através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível de água, adensamento e etc. Vale lembrar também que os problemas mais graves quando ocorrem relacionam-se a presença de água, já que a mesma está presente na maior parte ou em todos os espaços vazios do solo.
A importância desse estudo dá-se à trajetória percorrida pela água em três problemas práticos:
O cálculo das vazões: estimar a quantidade de água que se infiltra numa escavação;
Análise dos recalques: isto significa “colocar para fora” a água presente nos vazios do solo;
Estudo de estabilidade: que a tensão efetiva, aquela que comanda a resistência do solo, depende da pressão neutra que, também depende das tensões da água quando percorre pelo solo.
O grau de permeabilidade de um solo é demonstrado pelo “coeficiente de permeabilidade”. Esse coeficiente é determinado através da lei experimental de Darcy, lei essa que determina que a velocidade percorrida pela água no solo é diretamente proporcional a perda de energia da água devido a alguma unidade de peso, chamamos gradiente hidráulico.
Sendo, a velocidade de percolação;
, vazão ∕ espaço (m ∕s³);
, área (m²);
, coeficiente de permeabilidade do solo (m ∕s);
, gradiente hidráulico.
Obs.: Caso seja em , em , em e em .
FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMEABILIDADE
Cada solo possui uma variação em relação ao coeficiente de permeabilidade, pois o coeficiente depende da temperatura e do índice de vazios.
Quanto maior a temperatura, menor será a resistência da água de escoar dentro dos vazios do solo e concomitantemente aumenta o coeficiente de permeabilidade . Com isso, é