periodo Interbiblico
Agradecimentos
Introdução 1. Definição, ambiente e fontes históricas 2. Antecedentes históricos: de Abraão a Malaquias 3. Período Persa 4. Período Grego 5. Período Macabeu 6. Período Romano 7. Seitas político-religiosas 8. Instituições judaicas 9. Filosofia e teologia judaicas 10. A preparação do mundo para o advento do Messias
Apêndice 1: Tabelas sinóticas do Período Interbíblico
Apêndice 2: Hinos de louvor dos essênios
Bibliografia
Agradecimentos
Registro aqui minha palavra de gratidão ao pastor José dos Reis Pereira, que bondosamente reviu os manuscritos da primeira edição deste livro de 1951; ao dr. Silas Botelho, pelas oportunas sugestões; ao irmão Anésio Eugênio Gonçalves, que datilografou a primeira edição desta obra.
Introdução
Depois da pregação do profeta Malaquias, o cânon sagrado do Antigo Testamento foi concluído. A partir daí haveria 400 anos de silêncio profético até o advento de Cristo, quando a comunicação profética reabriu-se com João Batista, o Precursor do Messias, a “voz do que clama no deserto” (Mt 3.3). Durante muito tempo, esse período de silêncio recebeu pouca atenção, o que se refletia na escassez de material publicado a respeito do assunto no vernáculo. Essa foi a razão por que escrevi este livro em 1951. Hoje, porém, os estudantes dispõem de várias obras no vernáculo que abordam esse assunto, mas ainda não existe nenhuma que trate especificamente sobre esse tema.
Não é possível prescindir do estudo dessa época; entretanto, não é necessário lhe conferir importância em demasia. Basta pensar que a Providência, que desde o Éden prepara o homem para a redenção, não poderia deixar de agir na preparação social e espiritual do mundo, especialmente dos judeus, para o recebimento de Jesus, o “Desejado das nações”.
Sem pendores especiais para os assuntos históricos, mas atraído pelos objetivos da