periodo fetal
Nona Semana (8g; CR = 50mm): As pálpebras ainda estão fundidas, as orelhas com uma implantação baixa, hipertelorismo ocular, os membros estão curtos.
Nas mãos, forma-se o campo ungueal e as impressões digitais. Na face, o perfil torna-se humano e o queixo cresce. Nessa fase regride a onfalocele fisiológica, caso não regrida, caracterísa a onfalocele patológica.
Décima segunda Semana (45g; CR = 87mm): A ossificação primária é iniciada, junto com a diferenciação da genitália externa. O baço assume a função de hamatopoese.
Décima quarta Semana (110g; CR = 120mm): Se forma o vérnix caseoso: formado por secreções das glândulas sebáceas, lanugo (pequenos pelos pelo corpo que vão aparecer apenas na vigésima semana) e um pouco de descamação da pele. Nessa fase em que o bebê dá o primeiro pontapé. Faltam menos de 150 dias pro parto.
Vigésima Semana (460g; CR = 190mm): O lanugo se forma junto com as sombrancelhas e um pouco de cabelo. Acúmulo de gordura parda nas regiões retroesternal, cervical e perirrenal para produção de calor. No feto masculino os testículos começam a descer.
Essa semana é um marco para a gestação. Uma vez que é nessa semana a transição de aborto para nascimento prematuro
Vigésima segunda Semana (630g; CR = 210mm): Com o desenvolvimento da pele, ela se enruga, avermelha e translucida. O Feto ganha peso.
Vigésima quarta Semana (820g; CR = 230mm): Graças a produção de surfactante iniciada nessa fase, o feto tem condições de sobrevivência. A pele ainda é fina, gelatinosa avermelhada e sem tecido adiposo subcutâneo. As unhas já aparecem nas mãos.
Vigésima sexta Semana (1000g; CR = 250mm): Essa é a semana dos olhos: eles abrem e formam-se os cílios.