Fim do período fetal
Com a chegada dos últimos meses de gravidez, as habilidades do bebê tendem a se aprimorar, no início dos oito meses de gravidez as atividades gerais executadas pelo feto até então, tem uma redução gradual causada pelo desenvolvimento neural, no processo de amadurecimento das áreas mais altas do cérebro, enquanto outras evoluções ocorrem, entre elas, nas últimas semanas antes do nascimento o feto dobra de tamanho:
Tato
O tato é o primeiro sentido sensorial a se desenvolver e o mais aprimorado no nascimento, momento no qual apenas o topo e a parte de trás da cabeça estão insensíveis, ao passo que a mesma será comprimida no momento do parto normal. No entanto o bebê ainda irá aprimorar seu sentido tátil com o passar do tempo, esse desenvolvimento interfere em toda a evolução cognitiva, e também na formação do cérebro.
(Ref: Puc- Rio, do link: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13203/13203_3.PDF)
Sistema Vestibular
O sistema vestibular é o responsável pela percepção de movimentos, equilíbrio, coordenação motora, movimento dos olhos, cabeça, entre outros, é um dos sistemas mais maduros no nascimento, mas que irá continuar sua evolução até a puberdade. Por isso é uma sensibilidade que irá participar ativamente no crescimento da criança. Um sistema vestibular maduro permite ao feto se orientar, de acordo com a gravidade, de cabeça para baixo, dias ou semanas antes de seu nascimento.
(Ref: Puc- Rio, do link: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13203/13203_3.PDF)
Olfato
O olfato, além de dar ao bebê impressões do ambiente onde se encontra, é uma ótima e importante habilidade sensorial que permite a distinção de alimentos, pessoas, aromas, sexualidade, entre outras informações. A habilidade de sentir odor começa a se desenvolver no 7º mês de gestação, quando a placenta torna-se gradativamente mais permeável, permitindo a entrada de mais moléculas no líquido amniótico. Essa sensibilidade se aprimora a cada dia.
(Ref: Puc-