Periodo arcaico
O século VIII a.C viu muitas inovações, como o alfabeto, uma população em crescimento ou o nascimento da cidade (polis). Aqui está a definição que é dada para a cidade: é um estado independente , o território (Chora) relativamente pequeno, centrado em uma cidade onde ficam os órgãos de governo, e que se consubstancia na comunidade Cidadãos (política). .
Este aumento ocorre no século VIII por cenário synoecism: é um aglomerado de vilas como um centro urbano. O nascimento da cidade é através da colonização grega do século VIII. Ele identifica três áreas principais que são do sul da Itália, da Sicília e nas margens do Mar Negro. Desde o surgimento das cidades gregas, o último começa a fazer guerra uns contra os outros.
A situação no final do período geométrico.
No final do período geométrico (900-750 a.C), surge uma aristocracia emergente,a dos guerreiros é a origem da camada dominante na Grécia antiga.
A guerra homérica é frequentemente descrita como uma mistura indistinta incluindo heróis e os confrontos de infantaria. Este é o modelo de confronto heróico, baseado na luta de indivíduos isolados para mostrar coragem e força para o resto do exército. A arqueologia mostra que o século VIII foi dos túmulos era dos guerreiros. Este é o tempo das armas modificadas: a armadura e espada, como ilustrado pelo famoso túmulo de Argos. O cavalo é um sinal de distinção social do que uma ferramenta militar. Ele é usado por aristocratas, especialmente para eventos esportivos e funerais dos aristocratas. Os tanques não são utilizados nas batalhas e não há a cavalaria, os lutadores ainda são soldados. O cavalo é antes de mais nada uma marca de distinção social, como mencionado acima, pois reflete a composição de uma elite. Você não luta com o cavalo, mas ele pode mover-se, resultando em um âmbito mais amplo. Os cavaleiros não são aristocratas, os pilotos, é certamente um sinal de status, mas isso não ajuda a guerra.
Hoplite reforma e da aristocracia no