periodização da literatura moçambicana
O trabalho tem como objectivo principal demonstrar ou explicar daquilo que foi o historial da literatura.
Em termos de estrutura o trabalho contem a presente introducao segui-se com desenvolvimento, a conclusão e termina com a respectiva bibliografia.
Periodização da literatura moçambicana a literatura moçambicana divide-se em 3 grandes períodos: o período anterior a luta armada o período da luta armada e o após a luta armada, mas o grupo vai destacar o primeiro período “ período anterior luta armada”.
Período anterior a luta armada (1925-1964)
Este período inicia-se com o aparecimento das primeiras manifestações literárias que marcam o nascimento da literatura moçambicana, escrita em língua portuguesa e prolonga-se ate ao começo da luta armada. E este período incorpora duas fases:
Fase do preludio/ emergência
Fase de protesto
Fase do prelúdio/emergência (1925-1947)
Esta fase, ocorre desde a publicação do livro, dos irmãos albasine, ate ao fim da segunda guerra mundial.
Nesta fase, alguns assimilados tomaram consciência de que pertenciam a um grupo étnico deferente dos colonizadores, E a fase do despertar face as tendências colonizadoras. Literatura é caracterizada por uma africanidade indeciso, uma critica débil e fraca, pós notava-se, nas obras, influências do estilo e dos hábitos metropolitanos. O carácter revendi cativo era dominado pelo temor.
Neste período destaca-se os escritores: João Albasine, José Albasine, Augusto Conrado, Caetano Campos e Rui de Noronha.
~
Fase do protesto (1947-1964)
Inicia-se com uma nova época história em África: o despertar dos jovens, especificamente os das principais cidade para