Pronomes
Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. As pessoas do discurso:
Os pronomes, dependendo de sua relação com as pessoas gramaticais, subdividem-se em seis diferentes tipos que são:
1. Pessoais
2. Possessivos
3. Demonstrativos
4. Indefinidos
5. Relativos
6. Interrogativos
Pronomes pessoais Pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Além das flexões de gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e pessoa (1ª/2ª/3ª), o pronome pessoal apresenta variações de forma, conforme a função por ele exercida na oração, podendo ser reto ou oblíquo. É importante ver que cada pronome pessoal reto possui seus respectivos pronomes pessoais oblíquos, e por sua vez os pronomes pessoais oblíquos se dividirão em átonos (fracos) e tônicos (fortes), sendo que cada pronome tônico vem sempre acompanhado de uma preposição. Será reto quando exercer a função de sujeito.
Ex: Tu vais viajar. Será oblíquo quando exercer a função de complemento.
Ex: Aquilo podia lhe fazer mal.
Os pronomes oblíquos o, a, os, as, quando associados a verbos terminados em r, s, z, assumem as formas lo, la, los, las, caindo as consoantes.
Ex.: André quer convencer seu amigo a fazer uma viagem. André quer convencê-lo a fazer uma viagem. Quando associados a verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão, -õe), assumem as formas no, na, nos, nas.
Ex.: Fizeram um relatório. Fizeram-no.
Pronomes possessivos
São aqueles que indicam idéia de posse. Além de indicar a coisa possuída, indicam a pessoa gramatical possuidora.
Ex: Eu vou para a minha casa.
Pronomes demonstrativos
Indicam posição de algo em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo e/ou no espaço. Utilizam-se os pronomes da primeira pessoa quando a coisa da qual se fala está perto