importancia do patrimonio
Introdução
A Educação Patrimonial constitui um acção Fundamental na
Preservação do Património pois ela deve ser um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no património cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e colectivo o que significa tomar os objectos e expressões do património cultural como ponto de partida para a actividade pedagógica, observando-os, questionando-os e explorando todos os seus aspectos, que podem ser traduzidos em conceitos e conhecimentos ela pode ser um instrumento de alfabetização cultural que possibilita o indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajectória histórico-temporal em que está inserido.
8/27/15
Benjamim Rosa
Cont.
• Esta necessidade da preservação do património surge, na medida em que há necessidade do desenvolvimento de capacidades e a conceitualização dos valores no nosso país.
• Todavia a percepção da diversidade contribui para o desenvolvimento do espírito de tolerância, de valorização e respeito das diferenças, e da noção de que não existem povos sem cultura ou culturas melhores do que outras.
• Com esta literatura espera-se resgatar uma relação de afecto da comunidade pelo património. Pois só assim, desencadeia-se um processo de aproximação da população ao património, à memória, ao bem cultural, de forma agradável, pretendemos também levar a comunidade a um processo activo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.
8/27/15
Benjamim Rosa
Conceitos básicos
• Património: São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular. Para SCHEINER (2004: 89), o património é um reconhecimento no tempo e espaço de determinado fio condutor que liga a um lugar, por meio de sinais que são construídos. Esse fio condutor é a memória e os sinais são bens culturais, mas também os