Pericias imobiliárias
Respostas:
1) Processo é o conjunto de procedimentos de que tem como objetivo a obtenção de uma sentença judicial, ele é o meio, o instrumento
Auto é ato processual realizado fora do fórum, por exemplo, “ auto exame de corpo de delito”
Termo é o ato processual realizado dentro do fórum, por exemplo: “termo de inquirição de testemunhas”
2) Pericia é a atividade de examinar as coisas e os fatos, reportando sua autencidade e opinando sobre as causas, essências e efeitos da matéria examinada.
3) Perito: é o sujeito ativo da pericia, matéria em que é versado ou pratico, é a pessoa que, pelas qualidades especiais que possui, geralmente de natureza cientifica ou artística supre a insuficiência do juiz no que tange a verificação daqueles fatos da causa que para tal exijam conhecimento especiais ou técnicos, suprindo deficiências do juiz, não o substitui, porem nas suas atividades , apenas o auxilia.o perito é o interprete.
4) Assistente técnico funciona como consultor da parte e o parecer equivale ao de uma pericia extrajudicial, é de fundamental importância para dar segurança e eficiência à produção da prova pericial, cabendo-lhe fazer a interface de comunicação com o perito.
5) Deveres do perito:
1-Aceitar o encargo, o perito exerce um cargo, do qual não pode escusar-se, salvo alegado motivo legitimo.
2-Servir, o perito tem o dever de cumprir o oficio.
3-respeitar os prazos, cumprir o oficio, no prazo que lhe assina a lei, empregando toda a sua diligência.
4-comparecer á audiência, desde que tenha sido intimado pra isso com cinco dias de antecedência.
5-lealdade, o perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas, responderá pelos prejuízos que causar a parte ficará inabilitado, por dois anos e funcionar em outra pericia e incorrerá na sanção que a lei penal estabelecer.
6) 1-Direito de escusar-se do encargo. Quando a ocorrência de força maior, a condição de não poder aceitar aquela para qual vem