Nr32
1 INTRODUÇÃO
2 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)
3 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL(PCMSO)
4 RISCOS 4
4.1 Riscos Biológicos
4.2 Riscos Químicos
4.3 Radiações Ionizantes
5 CUIDADOS
5.1 Cuidados com os Resíduos
5.2 Cuidados com as Refeições
5.3 Cuidados com as Lavanderias
5.4 Limpeza e Conservação
5.5 Manutenções de máquinas e equipamentos
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar a norma regulamentadora 32 que estabelece diretrizes a cerca da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Segundo esta norma são considerados serviços de saúde estabelecimentos que promovem ações de conservação e restabelecimento da saúde da população assim como instituições que realizam ensino e pesquisas nessa área. É de grande importância que estas unidades de saúde obedeçam as resoluções apresentadas na NR 32 para que seus colaboradores sejam protegidos dos riscos, a que estão expostos, inerentes a sua profissão.
Em todo o mundo, os acidentes e doenças do trabalho matam, por ano, cerca de 2 milhões de trabalhadores, estima a OIT (Organização Internacional do Trabalho). A saúde ocupa o 1º lugar no ranking de registros de acidentes (MPS), mesmo com a ineficiência dos processos de notificação. (principalmente no tocante aos acidentes com riscos-biológicos). O Brasil agrega cerca de 2,5 milhões de profissionais da área de saúde. (WADA, 2010).
O trabalho está estruturado inicialmente fazendo uma breve abordagem aos pré requisitos da norma (O programa de prevenção aos riscos ambientais- PPRA e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO), posteriormente elencando os riscos ocupacionais enfrentados nos ambientes de trabalho dos profissionais de saúde e mais adiante os cuidados que devem ser adotados a cerca da manutenção e higienização destes ambientes.