pericia contábil
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PERÍCIA CONTÁBIL
CURITIBA
2014
PERÍCIA CONTÁBIL
Trabalho acadêmico apresentado ao
Curso de Graduação em Ciências
Contábeis da Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, como requisito de avaliação parcial do semestre.
Orientador:
Prof.
Croesy Jenkins
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho possui como objeto de estudo os métodos alternativos de resolução de conflitos, dando ênfase à mediação e à arbitragem, salientando que existem outros métodos de resolução de conflitos, muitos dos quais pouco conhecidos no Brasil.
Mediação e Arbitragem são técnicas alternativas ao Sistema Judiciário.
Significa dizer que para que uma pessoa venha a se utilizar destas técnicas ela opta por resolver seus litígios por estes métodos alternativos ao invés de recorrer ao Poder Judiciário Estatal.
A arbitragem é uma solução alternativa de conflitos, prevista em lei, utilizada diante de um impasse decorrente de um contrato e decidido por um ou mais árbitros. A utilização da Arbitragem oferece vantagens tais como: rapidez, sigilo, simplicidade e boa relação custo/benefício.
A mediação ao contrário da arbitragem, não impõe o julgamento pelo mediador, o qual tem o papel de aproximar as partes e intervir de forma sistêmica para identificação dos pontos de conflito e construção mútua de uma solução, se possível.
Para iniciar um processo a parte interessada (requerente) deve comparecer à Câmara de Mediação e Arbitragem, apresentar os documentos pessoais e aqueles que originaram o litígio. A outra parte (requerido) será convocada para conhecimento da ação. Não havendo cláusula contratual que eleja a arbitragem, a outra parte será convocada e esta aceitará, ou não, a solução do problema através do Procedimento Arbitral, existindo no contrato ou nos documentos a cláusula arbitral (Cláusula Compromissória), a outra parte
será