Perguntas
1-Diferencie o conceito de cultura entre Roberto da Mata e a visão Evolucionista.
2-Diferencie o processo de hierarquização entre o evolucionismo e os determinismos.
3-Disserte sobre os tipos de solidariedade.
4-Qual a importância dos relatos de viajantes para o estudo antropológico.
5-Diferencie os relatos de viajantes da etnografia.
Respostas:
1-De acordo com Roberto da Mata, cultura é um conjunto de códigos que o ser humano adquire através da educação, sendo transmitida ao longo das gerações. Ainda segundo ele, o que caracteriza a cultura é a sua diversidade, não se podendo, portanto, classificá-la em melhor ou pior, visto que se a mesma cumpre a sua finalidade, que á a de relacionar as pessoas e organizar as sociedades, então ela é semelhante às outras, porém com características peculiares.
O evolucionismo, por outro lado, busca identificar uma linha evolutiva, que vai desde as sociedades primitivas até as mais complexas. A visão dessa escola antropológica parte do pressuposto de que há uma cultura superior e outras consideradas inferiores, as quais precisam se adaptar à referencial, ou seja, existe uma hierarquização, baseada nos estudos sobre relações de parentesco, religião e organização social.
2-A hierarquização para o evolucionismo leva em consideração o nível da civilização dos povos e as interações sociais que as pessoas mantém entre si. De acordo com essa visão, há uma cultura superior, nesse caso a cultura ocidental, e outras inferiores em diferentes níveis de desenvolvimento.
O determinismo, por sua vez, pode ser biológico ou geográfico. No primeiro, a hierarquização ocorre em função das relações culturais desenvolvidas pelo indivíduo, tais como sua crença e hábitos do cotidiano. No segundo, o meio é responsável pelas características desenvolvidas pelo ser vivo, seja ele homem ou animal, sendo a hierarquização marcada pela forma de se adaptar as condições do ambiente no qual se está inserido.
3-De acordo com Émile Durkheim, a