Perguntas sobre alfabetização
2)Para você o que é falar errado? R: A maioria dos lingüistas afirma não existir falar errado. A língua é reflexa da conduta social humana cada um fala de acordo com o meio em que vive.
3)O que você compreende como norma padrão em linguagem? R: É a norma culta que deve ser utilizada em concursos, publicações de textos, entrevistas. Enfim é aquilo que a gramática diz ser correto.
4)Como você procede quando um aluno não se utiliza da linguagem padrão para se expressar? R: Às vezes chamo a atenção mostrando que em determinados lugares podemos falar, por exemplo, trabaianu e em outros temos que falar trabalhando. E às vezes repete-se a frase da criança usando a linguagem padrão para que ela perceba a diferença.
5)Para você, quais são os métodos mais eficientes para que o aluno se aproprie da norma padrão na escrita?
R: Realizar muitas atividades que envolvam a leitura; quem lê bastante tem poucos erros na fala e na escrita.
6)Com que objetivo você solicita que os alunos produzam texto?
R: Conhecer ou produzir o gênero textual, que eles aprendam a reduzir vários tipos de textos, organizarem sequencialmente as idéias, aprender usar a pontuação e ortografia correta.
7)Que caminhos o ensino de Língua Portuguesa deve seguir para tornar os alunos proficientes em produção de textos?
R: Ter um olhar critico-reflexivo, utilizar muito dinamismo, incentivar todos os tipos de leitura.
8)Comente suas concepções sobre o ensino de gramática a correção gráfica e a experiência da leitura de determinados textos?
R: Propunha-se que o estudo da gramática leve os alunos o mais próximo possível do que é certo na língua padrão.
9)Que fatores você