perguntas para professor
- Quanto tempo de trabalho você tem no magistério? Qual é a sua formação?
R: 21 anos. Sou formada em Pedagogia, Letras, com especializações na área de educação, Psicopedagogia, Orientação Educacional, Adversidade na Educação de Jovens e Adultos, Gestão, Docência Ensino Superior, Educação Especial e mestrado incompleto.
- Quanto tempo você trabalha na Educação de Jovens e Adultos?
R: 18 anos.
- Você tem alunos de inclusão? Que tipos de deficiência possuem?
R: Atualmente tenho alguns alunos com Deficiência Visual, Deficiência física, e alguns alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Independente de ter aluno com deficiência ou não, que orientação você recebeu para trabalhar com esse aluno? (Formação continuada, Curso, Acompanhamento...). Descrever.
R: Sempre fui bem envolvida com a educação de modo geral, mas confesso que a Educação Especial é uma área que gosto e sinto satisfação, sendo assim mesmo quando o Sistema Educacional não oferecia a capacitação eu sempre busquei com meus próprios esforços tantos financeiros quando gratuitos, pois acredito que aprender não tem preço e que temos de procurar vivenciar todas as oportunidades.
- Quais estratégias metodológicas você utilizou para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos?
R: Interação, socialização, vivência, busca constante por métodos que buscam fazer uma ponte entre os conhecimentos prévios dos educando com o conteúdo fazendo uma grande interação. Lembrando que cada estratégia requer mobilidade para cada aluno pela diversificação.
- Quais foram as principais dificuldades (rejeição, falta de infraestrutura...) e positividades (formação para o plural) ao realizar o seu trabalho com Educação de Jovens e Adultos?
R: Várias são as dificuldades encontradas tanto pelo aluno do EJA quanto do professor que trabalha na Educação de Jovens e Adultos. A infraestrutura das escolas, o cansaço dos alunos que já sai do seu trabalho e vem para