Perguntas - arranjos atômicos
1) Quais os critérios que um engenheiro deve adotar para selecionar um material entre tantos outros?
2) Considerando as indústrias de produção em massa e as indústrias de ponta, qual a diferença entre os dois segmentos em relação aos critérios de escolha de materiais
R: A indústria de produção em massa, geralmente usa materiais de menor qualidade e o seu processo de fabricação não possuí um nível de qualidade crítico, aprovam mais a ideia de alta produção, agilidade e quantidade. Já a indústria de ponta, somente usa materiais de alta qualidade, seu foco é em cima da qualidade do produto, sua produção não é alta escala, mas sim em alta qualidade, bons materiais.
3) Quais os principais tipos de materiais que podem ser utilizados na engenharia?
R: Os principais tipo de materiais são metais, polímeros, cerâmicos e compósitos.
4) Quais são as necessidades relacionadas aos materiais modernos?
R: Algumas necessidades são o desenvolvimento de materiais mais sofisticados, notar considerações em relação ao impacto ambiental, materiais mais especializados. Um exemplo que podemos citar também, seriam de metais mais leves e resistente e altas temperaturas, para melhorar a eficiência dos combustíveis. Também, materiais que possam produzir energia de forma mais econômica e mais eficiente, os metais são materiais que possuem boas perspectivas para este rumo.
5) Porque estudar o arranjo atômico dos materiais?
6) Como podem ser classificados os sólidos em relação ao arranjo atômico?
R: Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade na qual os átomos ou íons se dispõem em relação aos seus vizinhos.
7) Defina materiais cristalinos e materiais amorfos.
R: Materiais cristalinos: é aquele no qual os átomos encontram-se ordenados sobre longas distâncias atômicas formando uma estrutura tridimensional que se chama de rede cristalina.
Material amorfo: Ou também substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm