Perfurador de papel
PERFURADOR DE PAPEL
Introdução
O primeiro perfurador de papel da história surgiu na Alemanha em 1886, onde o inventor do mesmo foi um alemão, Frederich Soennecken.
Perfurador é um utensílio de escritório que permite perfurar folhas de papel para que as mesmas possam ser arquivadas devidamente em dossiês. Os mais habituais são os de 2 furos, mas existem também de 4 e 6 furos. Existem diversas capacidades de furação indo desde poucas folhas a furadores industriais que furam centenas de uma só vez.
Objetivo
Projetar e desenvolver um novo equipamento furador de folhar, utilizando conhecimentos técnicos e intelectuais (AutoCad, SolidWork, memorial de cálculos, resistência dos materiais, etc), que possa atender a demanda das folhas que comporão os Data Books e proporcionar um equipamento ergonômico aos nossos colaboradores. O projeto deverá ser desenvolvido na IESA – Projetos, Equipamentos e Montagens.
Foi estipulado 58 dias para a realização e entrega desde projeto.
Desenvolvimento
Primeiramente foi feito os cálculos para verificar a força que seria necessária para acionar a alavanca. Utilizando o cálculo (Momento = Força x Distância) para compreender a força exercida no pino de furação através da haste.
Para chegar nesta conclusão foi utilizado o modo empírico, onde um furador pequeno com haste de 110 mm e uma força de 50N é capaz de furar 22 folhas. Então se for aumentado o tamanho da haste e a força exercida nela, pode-se obter um momento maior em cima do pino de furação.
O objetivo do desafio proposto era projetar um furador que seria capaz de furar 300 folhas, contudo o desenvolvimento deste projeto seria complexo (300 folhas agrupadas, tornam-se um material maciço), sendo necessária a utilização de equipamento hidráulico. Outro ponto importante é quando o pino de furação exerce a força sobre o papel, origina-se o furo através de um rasgo. Isso ocorre porque na parte superior do papel acontece