perfumaria
MIP- MOSTRA INTERATIVA DO PINHEIRO-2014
Curso de perfumaria
Prof. Valéria Montenegro Rojas Dias Prof. Melquezedeque Vieira Nunes
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
Conteúdo
INTRODUÇÃO
Ao abrir esta apostila você corre o sério risco de ser contagiado pelo prazer de fazer produtos que agradam não só a você, mas a todos que te cercam. Produtos exclusivos, que não são vendidos nas prateleiras do mercado, que são produzidos não por máquinas sem alma e sem coração, mas pelas suas mãos! Por isso desligue-se do mundo e coloque todo seu amor, dedicação e criatividade em seus produtos.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DOS SABONETES
Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade. Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo à Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
O ano de 1878 foi um marco na história do desenvolvimento dos sabões modernos, quando foi inventado o sabão branco. Isto ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem.
O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele, incluindo a escabiose, a psoríese, a tinea, o versicolor e a HERPES tonsurans.