Performance Art
Performance arte
Na década de 1960 a performance art ou performance artística surge como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatro,música, poesia ou vídeo, com ou sem público. É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda, o (dadaísmo, futurismo,Bauhaus, etc.) no início do século XX.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. É realizada para uma platéia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros - através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do público.
A Performance Art é um género artístico, desenvolvido desde os anos sessenta, que resulta da fusão de expressõescomo o teatro, o cinema, a dança, a poesia, a música e as artes plásticas. Está também muito ligada a outras formasde expressão, como o Happening e a Body Art, realizados por alguns artistas desde final da década de 50 em NovaIorque, com objetivo de interagir mais diretamente com o público.Este tipo de expressão artística teve origem emalgumas manifestações do movimento futurista, nomeadamente nas ações desenvolvidas pelo seu fundador, FilippoMarinetti e foi muito utilizada pelos artistas dadaístas e surrelistas, tal como pelos membros da escola de arte Bauhaus etambém pelo Grupo Gutai do Japão.Estas experiência europeias foram em grande parte divulgadas nos Estados Unidos daAmérica por antigos professores da Bauhaus, como Josef Albers, ou por outros artistas que, nos inícios da SegundaGuerra Mundial emigraram para este país.Na génese da Performance Art foi igualmente significativa a