Perfis profissionais em computação
Também chamado de Ciências da Computação por algumas instituições de ensino, este é um curso que aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em temas como estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outros.
O curso de Ciência da Computação tem como característica principal usar o computador como uma atividade fim, ou seja, desenvolver soluções computacionais através da aquisição de conhecimentos científicos e técnicos para que outros usuários possam utilizar estas soluções.
O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial industrial ou científico). Quem se forma neste curso se depara com uma variedade grande de carreiras para seguir, uma vez que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento. É uma área que trabalha essencialmente com software e que tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo.
Boa parte dos estudantes que se graduam em Ciência da Computação segue carreiras ligadas ao desenvolvimento de software, mas o curso também pode servir como base para outros segmentos, como segurança da informação ou estrutura de redes, por exemplo, mesmo que a pessoa tenha que fazer treinamentos de especialização para complementar seus conhecimentos.
Sistemas de Informação
O curso de Sistemas de Informação possui a computação como uma atividade meio, ou seja, visa a aplicação da computação na sociedade, através da organização e uso do conhecimento (informação).
Este é um curso focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Também é, de certo modo, uma graduação parecida com Ciência da Computação, no entanto, o estudante de Sistemas da Informação recebe preparo para ter entrada mais "direta" no mercado, de forma que possa atuar tanto no desenvolvimento