Perfis Eng. de soft.
Pensando mais especificamente em Engenharia de Software, que se encontra na área de Software e Serviços, a descrição do emprego compreende três especificações:
Especificar, criar, testar, instalar e manter é, nos dias que correm, a área dominante de desenvolvimento para trazer novos sistemas de informação para o mercado.
Ser capaz de trabalhar com colegas para especificar as necessidades dos clientes em termos de software e traduzi-las em código eficiente, funcional e no qual é possível depositar toda a confiança.
Um Engenheiro de Software desenha, constrói, testa, implementa e mantém aplicações para ir ao encontro de necessidades específicas do cliente usando linguagens existentes.
Quanto à desenvolvimento de soluções para negócios, deve ganhar uma melhor compreensão dos processos modeladores de negócios e suas restrições.
Tarefas associadas com a Engenharia de Software:
− Aplicar métodos de desenho modernos e ferramentas de desenvolvimento associadas.
− Desenvolvimento de código e algoritmos de teste e/ou aspectos de controlo em tempo real numa maneira modular de trabalho que siga a estrutura planeada.
− Analisar rotinas/módulos de sistema, eficiência, tamanho em memória, etc. de sistemas técnicos.
− Suporte para gestão de projeto.
− Construção de um sistema e subsistemas de acordo com a especificação e estrutura desenvolvida.
− Construção de protótipos de partes do sistema.
− Operação conjunta com um arquiteto de sistema e/ou especificador de sistema.
− Desenvolvimento de módulos de teste, assistindo no desenho da integração e teste de instalação. Execução da integração do sistema, teste e instalação.
− Desenvolver e aplicar um sistema de controlo de versões, procedimento de instalação e realizar um conjunto de documentação.
− Executar a introdução técnica, a instalação, e o teste final do sistema.
− Avaliar e preparar o suporte e manutenção do sistema.
− Especificar os requisitos e funcionalidades de