Perfio do professor
O texto traz um projeto que inclui uma lista de 20 características. A revista NOVA ESCOLA reagrupou-as na reportagem “Seis características do professor do século 21’’, com depoimento de vários cantos dos pais.
Na revista NOVA ESCOLA esta 20 característica são abordadas de modo diferente reduzindo-se assim para apenas 6 características necessárias para abordar como deve ser o professor do 21.
Na pratica é necessário uma avaliação do aluno, busca métodos que ajudam no aprendizado deste e também coletar e discutir com os colegas as duvida.
O educador deve estar em constante aperfeiçoamento para sua formação, Não necessariamente precisa ocorrer através de um curso de graduação ou pós. A própria sala de aula pode se torna um lugar de aprendizado.
No texto “Os quatro pilares da educação” de Jaques Delors, o autor se baseia em quatro princípios básicos, aprender a conhecer, aprende a fazer aprender a conviver e aprender a ser.
Aprender a conhecer, indica o interesse para um aprender que liberta da ignorância. Aprender a fazer, mostra a coragem de executar, de correr risco e de errar na busca de acerta. Aprender a conviver, é o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício da fraternidade como o caminho para o entendimento. Aprender a ser sendo talvez o mais importante por explicar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Se compararmos os dois textos pode-se ver que a visão é a mesma, mas como o assunto é transmitido ao leitor de maneira diferente.
1.1 CRITCA
O texto dá uma boa base para quem está cursando licenciatura, de como um professor deve ser. E aquele que já terminou os estudos e trabalha na ária, como melhora e como adaptar as mudanças da educação.
Essa obra é recomendada para profissional da educação, para melhoria das suas técnicas e a estudantes de licenciatura na área da educação, para ficar em sintonia como os avanços da educação e das novas exigências na formação.
1.2 SOBRE OS AOUTORES
O