Perfil pedagógico da ajuda ligado as açoes do serviço social
A Matemática está presente em nossas vidas, desde uma simples contagem, até a hora de definir se uma compra deve ser paga à vista ou a prazo, tornando-se, às vezes, um pouco complexa. Baseada nas inúmeras manifestações da Matemática no nosso dia-a-dia foi feita a escolha do tema desse trabalho: O uso de jogos para solução de problemas da Matemática, no ensino fundamental I, para que os alunos tenham um maior incentivo em utilizar o lúdico ao estudar as quatro operações.
O jogo tem um papel muito importante de estimulação, e é uma das formas mais naturais da criança entrar em contato com a realidade. Através do jogo ela libera e absorve suas energias. Esta atividade é um dos meios mais propícios à construção do conhecimento, tendo a finalidade de estimular na criança a criatividade, o sentido de coletividade, trabalho em grupo e cooperação. Ao pensar no jogo como uma maneira mais prazerosa de ensinar e aprender é que se discute a proposta de trabalhar jogos em sala de aula, levando em consideração a realidade de cada aluno, desenvolvendo este trabalho com a intenção de modificar a realidade no ambiente escolar, pois considerando a criança um ser em crescimento e desenvolvimento, o ensino proposto é o momento ideal para o favorecimento das aquisições importantes que o homem carrega por toda a vida. Dessa forma, o educador conhecendo a importância que o jogo tem no desenvolvimento da criança, ele criará maneiras, metodologias que possibilitarão o alcance dos objetivos esperados com essas ações. Por ser o jogo uma maneira lúdica de aprendizagem, a criança será mais receptiva e o conhecimento se dará de uma forma mais prazerosa e mais eficaz.
Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional (jogo de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também