Serviço social
Dezembro de 2011
Introdução.
Este trabalho tem como objetivo compreender o desenvolvimento profissional do Serviço Social, para tal, foi feito um estudo sobre os aspectos históricos que estão relacionados à prática e a ajuda. Através disso podemos entender melhor como é a atuação do assistente social
Formas de Atuação do Assistente Social com Característica do Perfil Pedagógico da “Ajuda”.
No âmbito do serviço social a compreensão da pedagogia da ajuda é algo muito importante, pois esta compreensão de fatos ocorridos na sua realidade que são ligados a padrões de atuação, na profissão do Assistente Social, encontrados nos dias de hoje.
- Serviço Social e as Famílias na Atualidade.
O Assistente tem a função de levantar dados, identificar famílias (monoparental) mães e filhos beneficiados pela a bolsa família. Avaliar a carência e informações que permitam transformar o Assistente Social efetivamente em direito, possibilitando, aqueles que dela necessitam para usufruir do padrão definido por nossa sociedade como vida digna.
- Nas Políticas Sociais.
- onde o assistente busca desenvolver em conjunto por meio de programas que proporcionaram a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa.
- Capital e trabalho.
- o trabalho do assistente nessa área é oferecer ajuda individualizada e organizada para o operário, propondo-se uma forma de encarar a situação como algo que é estritamente particularizado e, portanto, não cabe organizar – se enquanto a classe para organizar as ações
- Psicologização individualizada .
- ele atua nessa área com a questão social, com o caráter moral, sendo também uma questão de reforma moral e reintegração social. A psicologização da atuação individualizada apresenta-se com o poder de afetar moralmente aspectos da vida privada do trabalhador, reforçando os aspectos pedagógicos da atuação do Assistente Social.
O processo de desenvolvimento da