Perfil Municipal
O objetivo desta pesquisa é expor as informações sobre o município de São Brás do Suaçuí, contando sua história, localização geográfica, estrutura pública e fazer uma comparação dos índices levantados como economia, educação e saúde aos índices de municípios próximos da região, calculando a média estadual, com o intuito de avaliar se a administração pública, verba disponível e outros requisitos atendem a realidade da cidade, em questões de saúde e desenvolvimento por exemplo. No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se breve explanação a respeito renda média familiar e faixa etária de forma a construir um parâmetro numérico do cenário econômico real.
2 HISTORIA DO MUNICIPIO
São Brás do Suaçuí é uma cidade da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Foi o sesmeiro Armando de Souza da Guarda quem constituiu o patrimônio inicial para a ereção da capela de São Brás, filial de Congonhas do Campo, em 1728, conforme escritura de 13 de abril daquele ano. Em 1753 registra-se provisão para sua reforma, ou reconstrução. Foi elevado de curato a paróquia pela lei nº 471, de 1º de junho de 1850. Foi distrito do município de Entre Rios de Minas até seu desmembramento em 12 de dezembro de 1953.
Basicamente agrícola, nota-se grande produção de carvão vegetal e plantio de eucalipto. Na cidade também existe um posto de reabastecimento de locomotivas localizado na Ferrovia do Aço, próximo à divisa com o município de Jeceaba. Há também na cidade o "City Gate", posto de compressão de gás de onde partem as ramificações de gás natural para o Vale do Aço e para as principais minerações da região central do estado.
Em 26 de outubro de 2010, a Companhia Siderúrgica Nacional anunciou previsão de investimento de R$ 400 milhões para uma usina de aços longos na cidade.
2.1 Localização Geográfica
O município está no km-17 da BR-383, ramal da