Perfil dos mineiros
De acordo com grande parte da literatura existente, o mineiro se caracterizaria culturalmente por ser ardiloso, austero, astuto, discreto, descontraído, introvertido, reservado, desconfiado, modesto, moderado e tolerante.
Perfil dos consumidores Mineiros
Belo Horizonte, Fevereiro de 2008 – Os níveis de exigência do consumidor mineiro estão cada vez maiores e não podem ser ignorados pelas empresas. Foi por esta razão que, pela primeira vez, a opinião desses consumidores foi monitorada na pesquisa “Empresas que mais respeitam o consumidor” realizada pela TNS InterScience para a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão.
Os mineiros responderam espontaneamente sobre oito segmentos de familiaridade, dando suas opiniões sobre as empresas que mais os respeitam. Entre eles: Atendimento; Qualidade dos produtos e/ou serviços; Preço; Propaganda ética, séria e comprometida; Responsabilidade social e Compromisso com o meio ambiente; e Monitoria da satisfação dos clientes por meio de pesquisas.
Para os consumidores mineiros, a qualidade dos produtos e/ou serviços é um fator determinante na hora das compras e, por isso, atingiu 70% da preferência. Logo em seguida destacam-se atendimento (67%) e o preço competitivo (57%). O quarto item mais citado foi responsabilidade social que registrou 46%. Já o quesito propaganda atingiu 41% e, por último, com 37%, está a monitoria da satisfação dos consumidores por meio de pesquisas.
Para Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão e um dos coordenadores da pesquisa, o estudo monitora o consumidor mineiro e aponta diretrizes para as organizações. “A qualidade é um fator importante nas relações de consumo, mas vale ressaltar que as empresas precisam agregar valor a seus produtos e serviços com outros atributos como preço, responsabilidade social, etc. Caso contrário, correm o risco de perder clientes para os concorrentes que conseguem fazer isso de forma adequada”, afirma Meir.
Importante fonte de dados sobre