perfil do profissional biologo
O perfil desejado do profissional da educação deve contemplar um profundo conhecimento sobre a dinâmica da sociedade, dos sistemas de ensino e da escola, enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, nas dimensões afetivas, individual e grupal (KÜENZER, 1999, p. 7).
“A formação de um profissional de educação deve estimulá-lo a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação e a usar sua inteligência, criatividade, sensibilidade e capacidade de interagir com outras pessoas" (MEC, 2000, p.13).
Nesse contexto, o professor deverá estar apto para assimilar as constantes mudanças conceituais e de evolução tecnológica que acontecem no contexto mundial, além de ter um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas, dentro de cada uma de suas áreas de competência, como também um espírito crítico que lhe permita uma atuação profissional consciente, na dimensão multidisciplinar da Biologia, sempre dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.
O licenciado em Ciências Biológicas deve possuir uma formação básica ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática da diversidade dos seres vivos, do seu funcionamento, da sua organização e das suas relações com o meio ambiente em que vive; adequada formação pedagógica que lhe enseje conhecimentos atualizados das correntes e tendências do pensamento pedagógico contemporâneo, da Psicologia, Sociologia, organização e gestão escolar; clareza nos conceitos, princípios e teorias; compreensão da importância das Ciências Biológicas para a sociedade e da responsabilidade do educador na formação de cidadãos.
Nesse contexto, a formação profissional possibilita a apropriação de conhecimentos permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à sua atuação, dentre as quais se destacam:
Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito