Perfil do homem offshore
Introdução..................................................................................1
O trabalho offshore e os aspectos da saúde psicológica............2
Principais problemas causados à saúde.....................................3
Perfil do homem offshore e medidas preventivas.....................3
Vigilância da saúde no trabalho offshore:PPRA e PCMCO.....4
Conclusão..................................................................................5
Referências bibliográficas.........................................................6
Introdução
O mercado petrolífero vem crescendo progressivamente e é um dos maiores e mais importantes mercados do mundo contemporâneo. Os trabalhadores da indústria do petróleo são responsáveis direta ou indiretamente pelo desenvolvimento e crescimento da nossa região, do nosso estado e do país. Os trabalhadores offshore são profissionais qualificados que dispensam anos de suas vidas numa atividade desgastante na qual permanecem muitos dias à bordo e enfrentando turno noturno que dificulta a adaptação ao trabalho durante o embarque, relações familiares e sócias fragilizadas, privacidade e lazer limitados, ansiedade constante, comunicação esvaziada de conteúdo e percepção do tempo diferenciada.
1.O Trabalho offshore e os aspectos da saúde psicológica
O trabalho em plataformas contempla vários aspectos e pode ter diferentes escalas, geralmente os trabalhadores de empresas terceirizadas trabalham 14 dias e folgam 14 dias. Durante esses 14 dias de confinamento, os trabalhadores ficam limitados a um espaço físico, isolamento social, distanciamento da família principalmente em eventos com grande significado simbólico e ausência de privacidade.
Os profissionais na área petrolífera são regidos pela lei 5.811/72, que estabelece remuneração maior devido ao trabalho noturno e ao perigo a que estão submetidos, assim como maior tempo de repouso e descanso