perfil do engenheiro
Ser um engenheiro na sociedade atual é sinônimo de dedicação, nenhum conhecimento ou curiosidade é inútil nesse meio de trabalho, pois alguns têm a responsabilidade de realizar sonhos, transformar a natureza a favor da humanidade em qualquer lugar, é ser responsável pelo processo de desenvolvimento e dimensão social de uma nação. A engenharia passou por diversas mudanças em relação ao ambiente de trabalho, na qual possibilitou uma formação mais ampliada envolvendo as dimensões humanas e sociais, econômicas e políticas, assim definindo um novo perfil do engenheiro.
O que pode definir o perfil de um engenheiro é também o motivo pela qual o próprio escolheu essa profissão, como por exemplo: querer transformar o mundo, a influência da família, perspectiva de ganhar dinheiro facilmente ou até mesmo já ter um negócio estabelecido entre outras possibilidades.
As escolas de engenharia, também responsáveis por parte nessa modelagem do perfil de engenheiro atual, têm como esforço, objetividade e seriedade com a finalidade de formar profissionais de engenharia capacitados e destinados não só para serem meros repetidores de projetos, mais sim ser criativos. O engenheiro tem que ter em mente que, na maioria das vezes não vai ter conforto em sua profissão como trabalhar em lugares perfumados, refrigerados, na sombra etc. Precisa também estar atualizado na área de tecnologia, o engenheiro precisa saber um pouco de tudo e estar sempre estudando, pesquisando e se aprofundando em diversas áreas.
Antigamente a formação e atuação de um engenheiro eram realizadas no interior das organizações, sendo muito técnicas a fim de formação peculiares taylorista/fordista. Até recentemente as atividades de um engenheiro se resumia a ser responsável apenas pela realização de cálculos de projetos, pareces técnicos, desenhos etc. Atualmente, as empresas que eliminaram diversos níveis hierárquicos intermediários, houve o aumento da terceirização e redução de