Perfil do Aluno EAD
A modalidade Educação a Distância EAD esta se difundindo por todo território brasileiro, sanando diversos problemas, oportunizando ensino a regiões antes não atendidas pela modalidade presencial. Conhecer o perfil do aluno a distância colabora para o desenvolvimento da modalidade. Segundo Azevedo (2000) a Educação à Distância é uma modalidade democrática de ensino que permite eliminar a separação geográfica entre educador e educando e atender a um número ilimitado de alunos que estejam em busca de formação ou atualização profissional. É também, um processo de auto aprendizado incentivado pela utilização de recursos didáticos, elaborados e adequados às circunstâncias ou contingências.
Com a inserção do EAD, o aluno deverá adquirir habilidades e competências que o ajudarão no bom desempenho do curso, considerando que o mesmo deva ter uma participação ativa na construção de seu próprio conhecimento, passando a ser o sujeito de sua própria aprendizagem. Citamos aqui , algumas habilidades essenciais ao perfil do aluno EAD nesse processo em constante evolução:
- ter autonomia em relação ao tempo, estilo, ritmo e método de aprendizagem, tornando consciente de suas capacidades e possibilidades para sua formação;
- ter motivação (intrínseca e extrínseca);
- estar aberto a novas ideias;
- ter domínio das tecnologias da informação e comunicação.
Ref.:
AZEVEDO, Solange Coelho. GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2000. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/solange_gestao.htm. Acesso em 16 jul. 2012.
O Perfil do Aluno EAD Brasileiro
Quem são as pessoas que abrem mão da convivência diária com uma turma de faculdade e optam por fazer um curso à distância? Normalmente, são adultos, com ou sem uma profissão anterior estabelecida, mas que buscam uma formação mais sólida. Mas não é apenas a idade que determina o perfil desse novo estudante brasileiro — o sucesso da educação à distância no Brasil é