capitulo 2 bibliologia
A revelação é o ato de Deus comunicar diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana. A inspiração está ligada a comunicação da verdade, ou seja, a maneira como a revelação foi registrada através da escrita.
(2) EXPLIQUE O PROCESSO DE INSPIRAÇÃO DA BIBLIA, TAMBEM COM BASE NOS TERMOS GREGOS ORIGINAIS. Quando falamos de inspiração, não nos referimos a uma inspiração como no sentido humano, poético, artístico ou dedutivo partir de reflexões ou conjecturas, mas falamos de escritos a partir a mente e do intimo do ser de Deus.
No grego a palavra THEOPNEUTOS revela singularidade da Bíblia. Onde THEO é Deus, PNEUTOS é soprou, ou seja a Bíblia foi literalmente soprada por Deus.
O processo de inspiração contem quatro elementos: Deus como causa; Ação do Espirito Santo; Homem como instrumento; A autoridade escrita.
(3)A INSPIRAÇÃO PLENARIA É A POSIÇÃO TEOLÓGICA COMPLETA E ADEQUADA DE INSPIRAÇÃO, JUSTIFIQUE.
A inspiração plenária é o conceito que diz que toda a Bíblia foi inspirada por Deus inclusive na escolha das palavras respeitando a personalidade e contexto de cada escritos, afirmando assim a veracidade e divindade da Bíblia, Este conceito é o mais condizente com que diz a palavra, pois foi a maneira que Deus usou para transmitir a mensagem de redenção ao homem.
(4) O QUE É ILUMINAÇÃO?
A iluminação é o que esclarece a Palavra de Deus, é a influencia do Espirito Santo para desvendar as coisas espirituais aos espirituais.
Se trata de uma benção prometida a todos os que creem e pode ser experimentada por eles ( Lc 10:21 ).
Como resultado da iluminação do Espirito Santo, temos todas as obras literárias evangélicas de todos os tempos após os profetas, apóstolos e homens da Biblia.
(5) QUAIS OS ITENS QUE DEMONSTRAM A UNIDADE GERAL DA BIBLIA, EXPLIQUE-OS.
A unidade da Biblia se evidencia através de:
O tema central: o tema é a redenção dos homens
Assunto central: A