APS de Ciencias Contabeis
Uma empresa pode adquirir os mesmos tipos de mercadorias em datas diferentes, pagando por elas preços variados. Assim, para determinar o custo dessas mercadorias estocadas e das mercadorias que foram vendidas, precisamos adotar algum critério. Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoque são: PEPS, UEPS e Preço Médio Ponderado.
PEPS-
Com base nesse critério, a empresa baixa do seu estoque custo da mercadoria vendida da seguinte maneira: a primeira mercadoria que entra é a primeira que sai. Assim, à medida que ocorrerem as vendas, a empresa vai dando baixa no estoque a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas. Em Inglês é conhecido com FIFO.
UEPS-
A última mercadoria a entrar é a primeira a sair, este método não é aceito pela Receita federal, pois apresenta um resultado operacional menor, prejudicando a arrecadação, também é conhecido como FIFO.
Média ponderada móvel ou Custo Médio -
Chama-se Ponderada Móvel, pois o valor médio de cada unidade em estoque altera-se pela compra de outras unidades por um preço diferente. Assim, ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes. É aceito pela Receita federal em casos específicos de fabricação nas indústrias, normalmente para uma linha de produção que não ultrapasse o exercício social.
O grupo optou pela Média Ponderada Movél.
As leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 possibilitaram as alterações nas normas contábeis brasileiras capazes de aproximar a contabilidade nacional ao padrão e entendimento mundial, viabilizando assim, a transparência nas relações comercias entre empresas, nacionais ou não.
Essas mudanças são significativas, principalmente, para as empresas no Brasil que poderão utilizar um procedimento contábil mais harmônico e comum, aproximando-se da padronização de demonstrações contábeis no cenário mundial.