Perfil De Funcion Rio
Em primeiro lugar, estes profissionais têm em conta as características e os requisitos da organização na qual vão implementar um sistema de qualidade.
Por isso, procuram obter inicialmente um conhecimento geral sobre a política, os valores e as estratégias da organização e estudam o seu ciclo de produção e/ou de prestação de serviços. Atrasos na entrega dos produtos, desperdício de materiais, defeitos de fabrico, assistência pós-venda deficitária, mau atendimento e extravio de documentos ou dificuldades na sua localização são alguns dos muitos problemas que podem ser solucionados pelos engenheiros da qualidade. Fazem uso de normas definidas internacionalmente.
Estes profissionais devem ser objetivos nos julgamentos que fazem, dotados de destreza analítica, aptos para apreender as situações de forma realista e compreender a complexidade das operações numa perspectiva global, e capazes de entender o papel de cada unidade individual no conjunto da organização. Além disso, devem ser pessoas dinâmicas, conscienciosas nas suas ações e opções, com espíritos abertos e sempre prontos a aceitar e a aprender novas técnicas e conhecimentos. As capacidades de síntese, planeamento, organização, gestão e liderança, tal como a imaginação e a curiosidade, são também consideradas importantes.
A capacidade de trabalhar em equipa e o gosto em contatar com outras pessoas constituem, ainda, requisitos relevantes, pois os sistemas de qualidade são muito orientados para os recursos humanos, dependendo o seu sucesso do nível de aceitação, envolvimento e responsabilização que os engenheiros da qualidade consigam obter daqueles que participam nas atividades da organização. Dialogar com as pessoas para identificar os problemas existentes e motivá-las para que estes sejam solucionados são tarefas fundamentais no seu quotidiano. Assim, não basta que conheçam os aspectos técnicos e organizacionais ou que dominem exaustivamente as normas e os procedimentos da qualidade – é