perfil auditor
Capacidade Técnica : O Auditor deve conhecer em profundidade as normas e procedimentos ligados ao setor auditado. Tal necessidade implica na especialização do auditor e em contínuos estudos e treinamentos, a fim de reciclar e manter atualizados seus conhecimentos.
Bom Senso : Este atributo está ligado à capacidade do auditor em diferenciar o que é significativo do que é secundário em relação ao objetivo que se deseja alcançar. Para que sejam evitadas conclusões apressadas e carentes de respaldo em fatos concretos.
Tato: É a capacidade de se evitar situações embaraçosas e de manter um clima de mútuo respeito e simpatia para com aqueles que estão sendo auditados. Sendo assim, o auditor deve formular perguntas e realizar pesquisar de forma educada e sem exigências descabidas.
Discrição: O auditor dever restringir comentários e observações sobre dados coletados e avaliações formuladas àqueles que, por força de cargo ou funções exercidas, têm a necessidade de conhecer resultados ou acompanhar os trabalhos de auditoria em curso. Os papéis de trabalho, bem como os relatórios de auditoria, devem ser tratados como documentos confidenciais.
Expressão escrita e verbal: é de fundamental importância que o auditor saiba se comunicar de forma clara, coerente e correta. Uma apresentação mal feita, seja verbal ou escrita, pode por a perder um excelente trabalho de auditoria.