Perdão
Marcelo Gleiser
O texto nos mostra a grandeza que existe por traz de uma tentativa falha, tentativa a qual nos tira da inércia e nos faz tentar algo novo, nos mostrando que não há vergonha no erro e sim, que erros cometidos fazem parte do crescimento. Conversando e debatendo o texto com meus colegas de grupo me recordei de uma musica antiga que se chama: O caderno.
Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno. Eu me recordo do meu. Com ele eu aprendi muita coisa. Foi nele que descobri que a experiência dos erros, Ela é tão importante quanto à experiência dos acertos, por que vistos de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras. Por que não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros. Caderno é uma metáfora da vida, quando erros cometidos eram demais eu me recordo que nossa professora nos sugeria que a gente virasse a pagina. Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços. Ao virar a pagina os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles a gente seguia um pouco mais crescido caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos. Erros podem ser fontes de virtudes. Na vida é a mesma coisa. O erro tem que esta a serviço do aprendizado. Nenhum erro tem que ser fonte de culpas, de vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida. Recorde-se das lições do seu primeiro caderno e quando os erros forem demais vire a pagina.
De Fracassos e de acertos
Heloisa Helena
O texto nos traz uma visão de que sem tentativas não a sucesso e com tentativas poderá haver fracassos. Esses fracassos devem ser vistos como tentativas sinceras de acerto e analisados com responsabilidade. Se não há uma tentativa, logicamente não haverá uma mudança. Não que tenhamos que fracassar para crescer, mas não podemos deixar o fracasso se tornar um medo e esse medo nos impedir de