Perda Auditiva Induzida pelo Ruído
Hoje estamos tratando sobre um tema muito importante, o ruído ocupacional, ou seja, o ruído no trabalho. Vamos ver de fato como acontece a perda auditiva provocada pelo ruído e descobriremos modos de evitá-la.
Esse texto foi elaborado principalmente pensando no trabalhador, portanto, se quiser usar na sua empresa fique a vontade. Pode divulgar nas redes sociais, será um prazer para mim, mas, coloque um link para o site :). Para uso em sites só é permitido com autorização expressa da minha parte, ok! O QUE É PAIR?
É a perda auditiva provocada pela exposição ao ruído (barulho) por tempo prolongado. Ao pé da letra PAIR seria “Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído”.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PAIR E PAIRO
A diferença é apenas uma palavra, ambos tem o mesmo significado. A PAIR já vimos acima, quanto a PAIRO significa “Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído Ocupacional”.
O QUE É RUÍDO?
É considerado ruído qualquer tipo de poluição sonora não desejada. O ruído é caracterizado pela mistura de ondas de sons, tornando-o desagradável e impossível de ser compreendido pelo ouvido humano.
O QUE É SOM?
A diferença entre som e ruído é mínima. Enquanto o som é algo agradável o ruído é desagradável e incompreensível a nossos ouvidos.
COMO PERDEMOS A AUDIÇÃO?
O processo de escutar envolve da orelha ao cérebro.
O sistema auditivo transforma as vibrações do som em sinais que podem ser compreendidos pelo cérebro. Mas a final, por que temos que usar EPI, que tipo de mal a exposição ao ruído pode provocar no corpo humano?
No interior do sistema auditivo humano existe um órgão chamado cóclea, e é justamente esse minúsculo órgão que é afetado pela exposição ao ruído ocupacional, sem a devida proteção.
EXPLICANDO COMO ACONTECE
No interior da cóclea, existem as células ciliadas (que lembram muito as cerdas de escova de dente) que se movimentam ao ocorrer à passagem de som. O movimento das células serve para decifrar o som que está