perda auditiva induzida por ruído
Coordenação de Enfermagem
Disciplina: Enfermagem no cuidado ao trabalhador
Professora: Msc. Delvianne Costa Oliveira
Turma: 15M4A
PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído
Carolline Moraes
Débora Matos
Larissy Ferreira
Lyalício Bandeira
Marcos Paulo
Pedro Victor Soares
Ramon Magalhães
Rômulo Máximo
Teresina-PI
Junho de 201
Carolline Moraes
Débora Matos
Larissy Ferreira
Lyalício Bandeira
Marcos Paulo
Pedro Victor Soares
Ramon Magalhães
Rômulo Máximo
PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído
Relatório para obtenção de nota na disciplina
De Enfermagem no Cuidado ao Trabalhador
Teresina – PI
Junho de 2013
Introdução A audição é à base da comunicação humana, possibilitando compartilhar com os outros seres humanos uma troca por meio de intermédio de códigos que chamamos de linguagem.
Nossa audição capta sons a todo instante, mesmo quando estamos dormindo, de todas as direções e de grandes distâncias, fornecendo-nos informações sobre a localização à distância em que se encontra a fonte sonora, constituindo assim, um mecanismo de defesa e alerta extremamente importante para a nossa segurança. Pode-se observar que as condições de trabalho danificam a saúde do trabalhador, comprometendo a sua qualidade de vida, a qual apresenta uma relevante diminuição quando o ambiente de trabalho não é favorável. O modelo assistencial adotado atualmente é de ação curativa e daí, surge à necessidade do profissional da área da saúde conscientizar-se sobre a importância de envolver a ação curativa com a ação preventiva. A partir do momento em que o trabalhador é acometido por um dano ocupacional, ele necessitará de reabilitação e/ou reinserção profissional e social.
Todo som desagradável ou indesejável pode ser definido como ruído. Quando este tipo de som é contínuo e intenso pode lesionar as células internas da cóclea, ocasionando uma perda auditiva.
O ruído