Percepção de riscos do uso de agrotóxicos por trabalhadores da agricultura familiar do município de Rio Branco, AC
Percepção de riscos do uso de agrotóxicos por trabalhadores da agricultura familiar do município de Rio Branco, AC
Lucas Daniel Florêncio
Joinville
2014
OBJETIVO:
Conhecer as percepções de risco associadas ao uso de agrotóxicos no trabalho rural de pequenos produtores rurais.
MÉTODO:
Para o segmento percepção da qualidade do ambiente/riscos ambientais, a escala é decrescente e vai de 10 (baixa percepção de risco) a 1 (muito boa percepção de risco). A interpretação neste segmento é que atribuir notas baixas para a qualidade ambiental aponta para um senso crítico maior do informante.
Já para o segmento percepção da gravidade de doenças/riscos à saúde, há uma inversão dos valores psicométricos e a escala é crescente, indo de 1 (baixa percepção de risco) a 10 (percepção de risco muito boa), dividida em 4 categorias: para notas entre 1 e 3 – nada grave; para notas entre 4 e 6 – pouco grave; para notas entre 7 e 8 – grave; e para notas entre 9 e 10 – muito grave. A interpretação aqui é que atribuir notas baixas para uma doença aponta para uma menor preocupação por parte do informante quanto à gravidade ou à chance que tem em desenvolver essa doença.
E aplicação de escalas psicométricas uma delas é o Perception of Risk Posed by Extreme Events (FISCHOFF et al., 1978; SLOVIC, 1987)
CRITÉRIOS:
a) serem aplicadores de agrotóxicos (ou terem sido em algum momento dos últimos anos);
b) residirem na localidade há mais de cinco anos;
c) trabalharem na agricultura há mais de cinco anos; e
d) aceitarem participar voluntariamente da pesquisa. Ao todo, 42 trabalhadores foram visitados e aceitaram responder ao questionário, sendo 26 homens e 16 mulheres.
ANÁLISE COM BASE EM:
a) percepção da qualidade do ambiente/riscos ambientais; e
b) percepção da gravidade de doenças/riscos à saúde.
AGROTÓXICO MAIS USADO: Folidol®