percepção de lixo
A coleta de lixo é de extrema importância para a população. Além de gerar Renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, pois diminui a poluição dos solos e rios.
O aumento do poder aquisitivo das pessoas contribui para a elevação do consumo, fazendo com que a liberação dos resíduos sólidos seja excessiva, aponto de causar impactos no ambiente. Dados revelam uma desigualdade social ligada no consumo desenfreado da população mais rica que consome mais de 80% dos produtos e serviços, enquanto o mais pobre tem acesso a menos de 2% desses serviços e produtos, desse modo as classes sócias mais elevadas produzem muito mais resíduos sólidos e se tornam os causadores dos descartes exagerados de lixo. As pessoas cada vez se submetem interesses do capital e a mídia exerce um papel importante no sentido de influenciar outro modo de vida nas pessoas. Quanto maior o consumo, maior é o descarte.
Em Manaus os resíduos sólidos urbanos se tornaram um serio problema em toda a área urbana da cidade, enquanto a política publica tem sido completamente deficientes para resolver o problema dos resíduos sólidos. O processo de crescimento demográfico urbano acelerado, ocorrido na cidade a partir da criação da zona franca de Manaus, agravou a problemática dos resíduos sólidos.
Em 2010 foram feita pesquisas sobre a percepção de lixo da população de Manaus, onde 95,7% utilizam sacos de lixo para acondicionar o seu lixo, enquanto que apenas 2,7% disseram quem utilizam recipientes variados, 99,8% depositam o seu lixo na própria calçada de suas residências, para a coleta regular, 90,8% disseram que no lugar onde depositam o seu lixo, este está sempre totalmente acondicionado para a coleta. Enquanto que apenas 2,6% disseram que nesse local é comum se ver lixo derramado na calçada antes e depois da coleta regular realizada pela