Percepçao
Aparência: idade, pecularidades físicas, modo de se vestir, cuidados pessoais
Psicomotricidade: atividade motora, agitação retardo tremores; acatisia; esteriotipias, maneirismo; tiques; catatonia; obediência automática.
Característica da fala: observar se a fala é espontânea Mutismo: depressivos e de esquizofrenia catatônica Logorréia: é a fala acelerada e compulsiva; Gagueira: é a repetição de sílabas, com dificuldade para dar início e prosseguimento à fala; Ecolalia: há repetição, como em eco, das últimas palavras proferidas.
Pensamento é o processo pelo qual associamos e combinamos os conhecimentos que já adquirimos no mundo e chegamos a uma conclusão ou a uma nova idéia.
inibição do pensamento lentificado, pouco produtivo, com pobreza de temas. fuga de idéias o indivíduo tem um aporte tão grande de idéias que não consegue concluí-las, “emenda” um assunto no outro tornando difícil sua compreensão. desagregação do pensamento constrói sentenças corretas, muitas vezes até rebuscadas, mas sem um sentido compreensível, fazendo associações estranhas.
Inicia-se com uma sensação (visão, olfato, paladar, audição e tato) e conclui-se com o raciocínio, que é caracterizado pela associação de idéias
As idéias supervalorizadas e obsessivas idé apresentam-se como idéias que assumem papel central no pensamento. Ele mantém um discurso circular, retornando a elas por mais que se tente diversificar o assunto.
Senso percepção é todas as sensações e percepções que temos, formando uma idéia do nosso próprio corpo e de tudo o que está à nossa volta
Já as idéias delirantes são idéias que não idé correspondem à realidade, mas que para o indivíduo são a mais pura verdade.
As alucinações percepções em que o objeto não existe, mas que é extremamente real para o paciente, e ele não pode controlá-las pois independem de sua vontade.
As alucinações percepções em que o