Percep O Dos Trabalhadores Sobre Intensidades E Exig Ncias No Ambiente De Trabalho
O presente trabalho tem por objetivo analisar, com o apoio de ferramentas e modelos estatísticos, a pesquisa sobre a Percepção dos Trabalhadores sobre Intensidades e Exigências no Ambiente de Trabalho na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, iniciamos com o entendimento dos dados, incluindo a definição dos indivíduos, além da apresentação da tabela de dados. Na sequência, analisamos cada uma das variáveis separadamente quanto a sua forma de distribuição, a partir de gráficos.Também buscamos comparar as análises efetuadas para cada variável por subcategoria. Não será possível realizar a análise de séries temporais, já que se trata aplicação única da pesquisa, tal análise será possível a partir de futuras aplicações do mesmo instrumento nesta mesma população.
2. ENTENDENDO OS DADOS
Para obtenção de dados foi aplicado o “Formulário Completo de Coleta de Dados” (anexo 1). Para este estudo foram selecionadas 15 perguntas referentes ao tema apresentado, para serem respondidas através de “múltipla-escolha”, ou seja, o entrevistado marcava apenas 1 opção de resposta, das 5 apresentadas.
2.1 OS INDIVÚDUOS
Os indivíduos dessa análise foram 30 trabalhadores ativos, com idade a partir de 18 anos, numa população total de 39 indivíduos, ou seja, obteve-se 76,92% de indivíduos respondentes. Todos os formulários respondidos fora considerados válidos, pois continham preenchidas todas as variáveis categóricas (escolaridade, sexo, faixa etária, tempo de empresa, exigências no ambiente de trabalho). A partir deste percentual de participação pode-se considerar a amostra estatisticamente significativa. Todos os indivíduos participantes da pesquisa possuem regime de contrato CLT no formato de “horistas”, com atividades essencialmente ligadas à administração. Além das respostas fornecidas na pesquisa não é possível identifica os indivíduos já que se trata de pesquisa anônima.
2.2. A TABELA DE DADOS
3. ANÁLISE EXPLORATÓRIA
3.1 Sexo
Temos uma