INSTITUTO DIO
NUTRIÇÃO
RESUMO: ALIMENTOS FUNCIONAIS: CURA OU PREVENÇÃO DE DOENÇAS?
SOBRAL
2015
Introdução
Alimentos funcionais são uma classe de alimentos que os diferencia de outros por possuírem uma ou mais constituintes ou substâncias que são capazes de interferir beneficamente nos processos fisiológico e metabólico de indivíduos e dessa forma conseguem trazer saúde aos mesmos. Esse tipo de alimentos, pelo notável papel de seus benefícios, tem sido utilizados e recomendados no tratamento e na prevenção de doenças (ANJO, 2004; TORRES, FERRARI, 2002).
As substâncias, que dão a característica de alimento funcional, são os fitoquímicos, onde os mais conhecidos são os terpenóides, metabólitos fenólicos e compostos nitrogenados; os oligossacarídeos e polissacarídeos, os ácidos graxos 3 e 6 e os prebióticos de probióticos. Esses compostos são encontrados em frutas e hortaliças e alguns desses possuem mais substâncias do que outros, como a aveia, brócolis, alho, soja e frutas cítricas (ANJO, 2004; FERREIRA,2006).
A curiosidade relacionada aos alimentos funcionais surgiu a partir do momento da observação de dietas de povos ao redor do mundo, como exemplo a dos esquimós. Foi identificado que o consumo de peixes por esse povo tinha relação com o baixo índice de doenças cardíacas. Assim como foi observado a diminuição do câncer de mama em mulheres orientais, a partir da ingestão de produtos derivados da soja (ANJO,2004;FERREIRA,2006).
Essa concepção de alimento surgiu primeiramente no Japão. Esse país na década de 80 estava com sua população envelhecendo, a expectativa de vida aumentando e a idade estava trazendo prejuízos econômicos, Então na tentativa de reduzir gastos com essa faixa etária, lançaram um programa com finalidade de desenvolver alimentos saudáveis para a redução de doenças dos mais velhos (ANJO,2004;FERREIRA,2006).
No Brasil, o Ministério da Saúde, através da ANVISA, lançou a resolução 18 de 30 de Abril