Pequenas empresas
Administração e Mercado de Trabalho.
Prof. Genival Santos
Pequenas empresas
De acordo com dados do IBGE, pequenas e médias empresas têm registrado um crescimento superior a 10% nos últimos anos. Hoje elas são responsáveis por 54,6 milhões de empregos, 60% do número de empregos no Brasil.
Para esta pequena empresa se manter no mercado, cada vez mais competitivo, não é nada fácil, por isso é preciso ficar atento para algumas dicas, como ter um atendimento personalizado para conquistar o cliente além de apostar nas inovações, que podem fazer a grande diferença. O mundo atual vem assistindo ao desenvolvimento de movimentos e situações em que o ambiente no qual atuam as empresas apresenta-se de forma cada vez mais dinâmico e turbulento, em especial no que tange aos aspectos de mercado, de tecnologias, meio ambiente, transformações políticas, econômicas, culturais e sociais. Este é o novo contexto de competição.
A sobrevivência das empresas significa cada vez mais aprender a aprender, através de atividades de captação, assimilação e utilização do aprendizado, de forma permanente. Virou uma obsessão! Precisamos ter uma empresa inteligente, ágil e flexível, atuando como um organismo vivo e pró-ativo. É neste panorama que surge a oportunidade para a pequena empresa, pois apesar de ser mais frágil, a empresa de pequeno porte conta com a vantagem de ter a capacidade de reagir mais rapidamente neste novo contexto de mudanças constantes, onde o fazer é sinônimo, e as empresas de pequeno porte passam a ter presença marcante em diferentes cadeias produtivas, na forma de fornecedores terceirizados e quarteirizados de grandes empreendimentos produtores de bens intermediários e finais, além de atuar como fornecedores de pequenos lotes em nichos de mercado ou em mercados especializados. A pequena empresa passa a ser vista como um parceiro eficiente e eficaz no processo produtivo, a partir