Pequenas empresas, grandes paixões: a era dos relacionamentos beneficiando pequenos negócios
Mas não é bem assim. Com a globalização, em que as pessoas são literalmente atacadas por grande quantidade de informação, e diante da abundância e facilidade da comunicação proporcionada pelas novas ferramentas e acessos, para fortalecer a marca de uma empresa, conquistar novos clientes, mantê-los e maximizar as vendas, é necessário que as organizações de pequeno porte entendam e encarem o marketing como uma de suas prioridades de gestão.
O que se pretende expor nestas linhas iniciais é que o desenvolvimento de ações simples de comunicação e marketing pode ser acessível a qualquer negócio, independentemente de seu porte. Através de um plano eficiente de comunicação por relacionamento, não necessariamente com alto investimento financeiro, torna-se possível elevar a marca, a imagem e o conceito de uma empresa.
Ações de marketing, baseadas na construção de relacionamentos diferenciados com seus públicos, podem trazer excelentes resultados, tornando o negócio atrativo, proporcionando aumento de participação na área em que atua ou, ao menos, viabilizando a competitividade da empresa. O desconhecimento das estratégias e ferramentas de marketing, associado à falta de tempo para se dedicar à gestão de seus negócios, por parte dos empreendedores, aparece em dados estatísticos com um dos principais fatores de fracasso das empresas de pequeno porte, que acabam por fechar as portas antes mesmo de completar o primeiro ano de vida.
Mas qual seria exatamente